top of page
Início
Seja Bem Vindo!
​

​Este site é destinado a divulgação do meu trabalho como Psicóloga, e ao compartilhamento de informações sobre a atuação em psicologia e a importância do cuidado em saúde mental.

​

​

Bem Vindo!

FONTE Vídeo (Minutos psíquicos): https://www.youtube.com/watch?v=Cfu-Q-8A9zo

A Psicologia...
...está presente em diferentes campos de atuação, mas ainda é possível observar o pouco conhecimento acerca das reais possibilidades e práticas em psicologia.

​

​

Principais campos de atuação do Psicólogo...
​

Psicologia Clínica,  Psicologia HospitalarPsicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia Escolar, Psicologia do Trânsito, Psicologia Jurídica, Psicologia do Esporte, Psicologia Social.

A Psicologia

A Psicologia
TDAH- Transtorno do Deficit de Atenção/Hiperatividade

 

Estudos apontam a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro como as principais causas do transtorno do déficit de atenção. Algumas pesquisas indicam que fatores ambientais e neurológicos podem estar envolvidos, mas ainda não há consenso sobre o assunto (VARELLA, 2013).

​

É importante admitir que:

As falhas de atenção e a hiperatividade de algumas crianças podem não ser características do temperamento e personalidade, nem de má educação, mas sintomas de uma doença que pode ser controlada. Não é má vontade, mas os portadores do transtorno realmente têm enorme dificuldade para organizar as atividades do dia a dia, manter horários e planejar o futuro. A necessidade de desenvolver algumas técnicas para compensar as dificuldades próprias da TDAH (uso de agenda, lugar fixo para guardar os objetos, lembretes colocados em posições estratégicas e em quadros de avisos, lista de tarefas e dos compromissos diários e semanais) exige muito esforço e disciplina. Pais e professores devem manter-se informados sobre as características da doença e intervenções que podem ajudar os pacientes a superar suas limitações. A psicoterapia pode representar um caminho eficaz para a recuperação da autoestima, quase sempre comprometida pelos sentimentos de fracasso e frustração provenientes das dificuldades de lidar com situações rotineiras (VARELLA, 2013)

FONTE Vídeo: Minutos Psíquicos: https://www.youtube.com/watch?v=zl02W9WsbD4

                     Depressão

Com alta prevalência na população a depressão ou repetidos períodos depressivos costumam acarretar significativos prejuízos para a vida social, profissional e pessoal das pessoas. Quanto mais rápido for a procura por tratamento, diminuídos serão os prejuízos advindos desta. Repetidos e longos períodos depressivos culminam em um agravamento tornando-a crônica, e aumentando o risco de comorbidades associadas.

Fonte: (Minutos Psíquicos) https://www.youtube.com/watch?v=T2XLwjy65LA

                    Ansiedade

Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho, A ansiedade e o medo passam a ser reconhecidos como patológicos quando são exagerados, desproporcionais em relação ao estímulo, ou qualitativamente diversos do que se observa como norma naquela faixa etária e interferem com a qualidade de vida, o conforto emocional ou o desempenho diário do indivíduo (CASTILLO et al, 2000)

Fonte: (Minutos Psíquicos) https://www.youtube.com/watch?v=Tv0gJTBmVuc

Cansaço mental afeta o desempenho físico

É mais difícil praticar exercícios físicos quando o cérebro está cansado de tanto pensar, apesar da atividade intelectual exaustiva não afetar a oxigenação do sangue ou a força dos músculos. Resultados de um estudo publicado no Journal of Applied Physiology sugerem...

Quando o Ciúme é demais...

É natural sentir ansiedade ao perceber que algo ou alguém pode reduzir o espaço afetivo que ocupamos na vida do parceiro. “O ciúme normal é transitório e se baseia em ameaças e fatos reais...

O risco dos estimulantes na infância

Está ficando difícil ser normal. Crianças entram nos consultórios pediátricos sendo agitadas, temperamentais ou desatentas e passam pela porta de saída levando alguma síndrome e a receita de uma droga. As próximas a sair da curva da normalidade, cada vez mais estreita , são aquelas que vivem com a cabeça no mundo da lua...

Todo mundo tem medo de alguma coisa...

Todo mundo, e isso inclui crianças e adolescentes, tem medo de alguma coisa. Medo de aranhas, de cobras, do escuro, mas principalmente o medo do desconhecido. Ter medo é natural e até importante para o desenvolvimento emocional humano. Existe, porém, um medo patológico: a fobia, um transtorno que causa muito sofrimento e prejuízos ao seu portador e que pode atingir as crianças...

O pulo do gato...

O equilíbrio exigido para uma vida saudável pode estar escondido em pequenos hábitos...

Proteção exagerada faz mal

A autoestima não nasce com a criança. Ela é construída principalmente pela família, ao longo dos primeiros anos de vida . Mas atenção ao modo de estimular essa formação...

Please reload

A Terapia Cognitivo-Comportamental

Reações emocionais e comportamentais são fortemente influenciadas por nossas cognições (i., e., pensamentos), as quais determinam como percebemos as coisas.

Em outras palavras:

Não é a situação em si, e sim, nossas percepções, expectativas e interpretações (i.,e., avaliações cognitivas) de eventos que são responsáveis por nossas emoções (HOFMANN, 2014).

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) baseia-se em um conjunto de teorias bem desenvolvidas que são usadas para formular planos de tratamento  e orientar as ações do terapeuta.

PRINCÍPIOS CENTRAIS DA TCC:

  • Cognições têm influência controladora sobre nossas emoções e comportamento;

  • O modo como agimos ou comportamos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamentos e nossas emoções (WRIGHT et al, 2008).

A TCC
Na Terapia Cognitivo Comportamental...

​

Paciente e terapeuta assumem papel colaborativo, onde o objetivo é confrontar pensamentos, distorções cognitivas, estas que fundamentam estruturas e crenças pouco funcionais que costumam implicar em prejuízos na vida pessoal, social e profissional do paciente.

O terapeuta é o facilitador, que atua psicoeducando o paciente para que estes efeitos possam ser reduzidos e percebidos pelo paciente, que passa a reconhecer confrontar os próprios conceitos disfuncionais.

​

Sobre a Psicóloga

Formação

​

Graduação em Psicologia com Ênfase em Saúde e Educação.

Pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental

Atuação em Psicologia Clínica e Psicologia Escolar Educacional.

Olá, sou Simone, psicóloga clínica, atuo em Santa Cruz do Sul em consultório particular onde atendo crianças, adolescentes e adultos.

Ao desempenhar o  meu trabalho, tenho como objetivo priorizar o entendimento de cada história de vida, com o importante olhar para transtornos e psicopatologias, quando estas são observados, mas sempre os direcionando a cada história, objetivando, juntamente com cada pessoa, melhores condições de vivenciar ou avaliar as situações. A busca pelo autoconhecimento oportuniza maior clareza diante das dificuldades vivenciadas e as potencialidades de cada indivíduo.

Sobre a Psicóloga
ATENDE PARTICULAR E CONVÊNIOS
​
Atendimento mediante agendamento pelos contatos:

Contato

Contato
  • Facebook

(51) 9 91948841

​

simonecf.psi@gmail.com

Endereço:

Santa Cruz Do Sul

Caxias do  Sul

bottom of page